Coroação de NS das Necessidades

19 de setembro de 2011 em Festa do Divino 2011

 

 

A Coroação, as homenagens e uma

promessa de restauração da Igreja

 

Igreja lotada na Coroação de Nossa Senhora das Necessidades. Foto: Celso MartinsExistem motivos de sobra para que a cerimônia de Coroação de Nossa Senhora das Necessidades seja um dos momentos mais esperados das festas anuais do Divino Espírito Santo em Santo Antônio de Lisboa.

O aspecto religioso se evidencia. É o que motiva a solenidade repleta de orações e representações de fé, potencializado com a música e o canto, as coreografias, vestuários, maquiagem, cores e iluminação, tudo de muito bom gosto.

A missa de coração aconteceu na noite de sábado (10.9), com igreja lotada com muitos fiéis em pé, onde foram mostrados os resultados de meses de treinamentos e preparativos envolvendo dezenas de crianças e adolescentes, sob a coordenação de Maria Lourdes de Andrade Padilha (Dinha). Ela e o responsável por todo o figurino dos integrantes dos Cortejos do Divino, Felipe Andrade, foram homenageados ao lado de outros depois a Coroação.

 

Restauração

A comemoração do aniversário do padre Alcides Albony Amaral e a promessa de recursos do secretário Cesar Souza Júnior, titular Cesar Souza Júnior promete recursos para restaurar Igreja. Foto: Celso Martinsda secretaria estadual de Turismo, Cultura e Esporte, para as obras e restauração da igreja, também marcaram a noite.

Souza Júnior acompanhou toda a missa, recebeu homenagem e foi questionado publicamente pelo provedor da Irmandade do Divino Espírito Santo, Anézio Andrade, sobre ajuda para as intervenções na edificação religiosa. O secretário garantiu ao microfone que mediante a apresentação de um projeto formal libera os recursos.

A igreja de Nossa Senhora das Necessidades e Santo Antônio, erguida por volta de 1750, aparentemente está em boas condições, mas existem infiltrações que precisam ser contidas.

 

Daqui na Rede

Durante a missa que completou a solenidade de Coroação de Nossa Senhora das Necessidades, o trabalho do Portal de Notícias Queima de fogos após a Coroação. Foto: Celso MartinsDaqui na Rede recebeu homenagem do provedor Anézio Andrade e do casal festeiro de 2011, Manoel José Pereira Filho e Maria Ana Martins Pereira. O jornalista Celso Martins se surpreendeu quando fotografava o evento e foi chamado para receber a homenagem.

Cabe destacar que o Daqui na Rede colaborou na divulgação da Festa do Divino de 2011, com o apoio da jornalista Dieve Oehme (Fundação Franklin Cascaes) e da assessoria de imprensa da secretaria estadual de Turismo, Cultura e Esporte.

Durante a festividade o Daqui na Rede reuniu um grupo de profissionais na cobertura da programação, aos quais estendemos a homenagem recebida: Edson da Silva (Velho Bruxo) e Juliana Kroeger com fotografias, Fernando Evangelista, Gilead Maurício, Miriam Santini de Abreu, Gabriela Pieroni e Gabriel Vaz Pires com textos. Outros profissionais inicialmente relacionados não puderam atuar por razões de ordem pessoal e de trabalho, aos quais também estendemos a distinção.

 

IMAGENS

Confira o ensaio fotográfico de Celso Martins sobre a Coroação de Nossa Senhora das Necessidades, integrante da Festa do Divino Espírito Santo (Santo Antônio de Lisboa, Florianópolis-SC), realizada em 10.9.2011.

 

Primeiro momento

Segundo momento


Share on Google+Tweet about this on TwitterShare on FacebookPin on PinterestEmail this to someone