’30 Poemas’ dos Lunge

1 de março de 2012 em Geral

 

Rubens e Tainah Lunge

lançam livro de poemas

 

O jornalista Rubens Lunge, 52, e a sua filha a acadêmica de Oceanografia Tainah, 18, lançam às 21 horas de amanhã, quinta-feira, 1° de março, o livro 30 Poemas e Uma História Antes que o Mundo Acabe, no Sobrado Encena (travessa Ratcliff, 2, Centro de Florianópolis). Este é o décimo livro com textos de Rubens e o segundo de Tainah.

A proposta do lançamento do livro é diferente, conforme apontam os autores. A idéia é reunir pessoas que gostam de literatura e música instrumental e, antes de realizar um lançamento tradicional de livros, juntar vozes para leituras, interpretações e demonstrações poéticas.

O livro 30 Poemas e Uma História Antes que o Mundo Acabe “é secundário”, aponta Rubens. “Preferimos ver poemas sendo carregados de um lado a outro da cidade e que as pessoas os leiam em voz alta. Este som, da poesia, tem a obrigação de impor outros, mais ordinários, ao silêncio”, declara o jornalista, que aponta ainda que muitos poemas desta obra resultam de observações da avenida Hercílio Luz, Centro de Florianópolis, e que resultaram em cartões-poemas, que ele entrega aos sábados de manhã em frente a um conjunto de edifícios, chamado de “paredão”.

A travessa Ratcliff é conhecida como um centro boêmio e cultural de Florianópolis, com bares e espaços para quase todos os gostos. As propostas de existência do Sobrado Encena e a dos Lunge para o lançamento parecem uma combinação anterior. O acesso ao bar, durante o lançamento, será livre. O livro lançado custa R$ 20,00 e somente será comercializado no lançamento ou com os autores, que também são os financiadores e produtores. No convite que fizeram pela internet, os dois autores pediram que as pessoas levem poemas para ler, de qualquer autor ou nacionalidade.

O jornalista Rubens Lunge também é autor de As Costureira, a Estreia de Marilu e Outras Histórias (Prêmio Virgílio Várzea de 1993), Poemas e Outras Artes dos Sentimentos, A Páscoa dos Descontentes. Em coletâneas, tem textos no Este Amor Catarina, Nossos Melhores Contos, o Novo Conto Catarina, Jornalismo em Perspectiva e Reminescenza. O primeiro texto de Tainah que foi publicado está em uma coletânea escolar, quando era estudante do ensino fundamental, em Concórdia, SC.


Share on Google+Tweet about this on TwitterShare on FacebookPin on PinterestEmail this to someone