Crônica (tardia) da 16ª Divina Farinhada

29 de agosto de 2013 em Festa do Divino 2013, Galeria de imagens

 

Alegria contagiante. Foto: Edson Luiz da Silva/Velho Bruxo

Alegria contagiante. Foto: Edson Luiz da Silva/Velho Bruxo

Deus pode ser brasileiro, mas o Divino Espírito Santo torce por Florianópolis e paira sobre Santo Antônio de Lisboa. Que o diga o artista plástico Cláudio Andrade, organizador da 16ª Divina Farinhada no último final de semana. Ao deitar a cabeça no travesseiro no início da madrugada de segunda-feira, agradeceu ao ente simbolizado pela pomba branca o sucesso do evento.

Devemos lembrar que os metereologistas azaravam muita chuva, vento e baixas temperaturas. No sábado (24.8), choveu pela manhã e parte da tarde, estiando à noite. O Centro Cultural Engenho dos Andrade ferveu de gente na festividade aberta por uma novena conduzida pelo casal festeiro Alaete e Nilda Marciano. Depois aconteceu o esperado show do grupo Engenho. Dados os últimos acordes, choveu copiosamente.

No domingo (25.8) o tempo melhorou por volta das 10 horas, uma hora antes do reinício da Farinhada, marcada pelo concurso de forneiros, vencido pela dupla Mário dos Santos/Timotinho Ferreira. O segundo lugar ficou com o senhor Hercílio Marciano, 94 anos, e seu filho Célio Marciano. José Roberto de Andrade (Beto) e João Gualberto de Andrade e Edemilson Damaceno e Sílvio Branco (Nena), foram as outras duplas de forneiro e ajudante que participaram.

“Depois que terminou o concurso de forneiros e foi servido o café com produtos de engenho, caiu um vento forte e muita chuva”, lembra Cláudio, expondo os motivos de ter agradecido ao Espírito Santo depois que tudo terminou. Segundo ele a 16ª Divina Farinhada teve público superior aos anos anteriores. “A diferença é que dessa vez apareceu gente todo o tempo. O pessoal chegava, adquiria farinha ou outro produto e ia embora”, observa.

945178_162218847303946_1825786115_nPoema
Um concurso de poemas feito através da página do Engenho dos Andrade no Facebook (Poesia no Engenho), com votação pelos internautas, teve como vitoriosa a moradora Leonora Cardozo Soares. A poetisa é filha do cronista Flávio José Cardozo, irmã do jornalista Flávio Cardozo e casada com Cristiano Soares.

Notícias do Dia
Confira a matéria “Concurso de forneiros mantém a tradição de produzir farinha artesanal em Florianópolis” assinada pela jornalista Roberta Kremer no jornal Notícias do Dia.

 

 

 

IMAGENS. Por Edson Luiz da Silva/Velho Bruxo. Especial para o Daqui na Rede. É vetado o uso das imagens para fins comerciais sem prévia autorização do autor.

Share on Google+Tweet about this on TwitterShare on FacebookPin on PinterestEmail this to someone