A noite é de Caminha e Velho Bruxo

3 de setembro de 2013 em Festa do Divino 2013, Galeria de imagens

 

Capa do livro. Foto/Arquivo: Celso Martins

Capa do livro. Foto/Arquivo: Celso Martins

“Bom dia ouvintes do Manhãs de Sábado”, de Paulo Ricardo Caminha, e a exposição Festas do Divino de Santo Antônio de Lisboa, com fotos de Edson Luiz da Silva (Velho Bruxo), marcam a noite desta terça-feira (4.9). O lançamento e a exposição integram a programação dos festejos do Divino e acontecem no salão paroquial Valerico João de Souza, junto à igreja, à partir das 20 horas.

Engenheiro da Casan e pesquisador da memória material e imaterial da cultura de base açoriana, Paulo Ricardo Caminha lança pela primeira vez no Brasil a coletânea de crônicas usadas no programa de rádio que manteve por 15 anos na então RDP/Açores (hoje Ante 1 Açores), em Portugal. Fruto de intenso e permanente trabalho de pesquisa em suas fontes, o livro acrescenta conteúdos que expressam a alma, a sensibilidade e o humor destas populações.

Os textos foram selecionados e editados por Luiz Teixeira do Vale pereira e Berenice Maria Sell do Vale Pereira, com ilustrações de Maurício Muniz, que também fez a capa usando foto de Mário Jorge Ferreira Pacheco. O primeiro lançamento aconteceu no dia 22 de junho passado no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Andra do Heroísmo (Ilha Terceira, Açores). As fotos abaixo mostram alguns momentos do ato.

 

 

Velho Bruxo

Velho Bruxo. Foto/Arquivo: Celso Martins

Velho Bruxo. Foto/Arquivo: Celso Martins

As festas do Divino e Nossa Senhora das Necessidades de Santo Antônio de Lisboa foram fotografadas nos últimos anos por Edson Luiz da Silva, o Velho Bruxo. E não se trata de fotografar um ou outro momento, mas praticamente todos, desde as primeiras novenas e peditórios até os instantes finais.

Os preciosos registros foram selecionados e expostos no Núcleo de Estudos Açores (NEA) da UFSC em julho último. São estas imagens que ele vai mostrar no mesmo local do lançamento de livro de Caminha. Além de fotografar, Bruxo garimpa imagens antigas e dispõe do mais completo acervo de músicas criadas na Ilha de Santa Catarina.

Para saber mais sobre o personagem confira o “Papo Cabeça” de Velho Bruxo com o jornalista Carlos Damião (Notícias do Dia) e o site do fotógrafo.

 

 

IMAGENS DO LANÇAMENTO NOS AÇORES. Fotos: Divulgação

Share on Google+Tweet about this on TwitterShare on FacebookPin on PinterestEmail this to someone