Anita e Edu nas terras de Shiva (2)

11 de março de 2014 em NAS TERRAS DE SHIVA

 

Os jornalistas de Sambaqui Anita Martins e Edu Cavalcanti chegaram à cidade de Bangalore, no estado de  Karnataka, na Índia, nesta terça-feira (11.3) para participar da Conferência Economia da Felicidade. O evento, promovido pela Sociedade Internacional para Ecologia e Cultura (ISEC), vai reunir especialistas de vários países do mundo para discutir os impactos sociais e ambientais da economia globalizada e propor mudanças no sistema mundial, como foco no comércio local.

“Entre os impactos que serão analisados estão a felicidade e a infelicidade do ser humano”, observa Anita. Em seu livro “Futuros Antigos”, a diretora da ISEC, Helena Norberg-Hodge, explica que “o bem estar de cada cidadão está diretamente ligado ao seu contato com o meio ambiente e com uma comunidade forte, de valores saudáveis. A pressão do dinheiro, do consumo e do desenvolvimento afasta as pessoas da natureza, de quem amam e de si mesmos, que é o que realmente importa”.

Anita e Edu vão trabalhar como voluntários, filmando, editando e produzindo textos. Ambos são bastante interessados no tema e conheceram Helena quando estavam morando em Byron Bay, na Austrália. “Na festa de Natal ela nos falou sobre a conferência e disse que estava precisando de voluntários. Como já estávamos planejando vir para a Índia, só organizamos as datas para coincidir”, conta Anita.

Os dois não serão os únicos brasileiros no encontro. Camila Moreno*, que trabalha com movimentos sociais no Brasil, especialmente com comunidades impactadas por políticas de desenvolvimento, dará uma palestra e participará das demais discussões.

*”Economia Verde e Desenvolviment(ismo) no Brasil. As Políticas para Recursos, Clima e Energia“, por Camila Moreno.

 

 Bangalore

Bangalore  é a capital do estado de Karnataka (sul da Índia). Em 2011 tinha quase 8,5 milhões de habitantes, sendo a terceira cidade mais populosa do país (atrás apenas de Mumbai e Delhi, no norte indiano). Abriga o principal pólo de alta tecnologia e comunicações da Índia. Fica no vale do Decão, a cerca de 900 metros acima do nível do mar.

Anita e Edu se deslocaram de Kochi (litoral) para Bangalore de trem, percorrendo pouco mais de 500 quilômetros em sete horas.

Share on Google+Tweet about this on TwitterShare on FacebookPin on PinterestEmail this to someone