Anita e Edu nas terras de Shiva (3)

7 de abril de 2014 em NAS TERRAS DE SHIVA

 

Edu e Anita em Auroville. Foto: Edu Cavalcanti

Edu e Anita em Auroville. Foto: Edu Cavalcanti

Aurobindo Akroyd Ghosh ou Ghose, nascido em 15 de agosto de 1872, em Calcutá (Índia), seguiu para estudos na Inglaterra com cinco anos de idade. Cerca de 15 anos mais tarde retornou ao país natal, unindo-se ao movimento pela independência e sendo preso em 1908 pelas autoridades britânicas. Depois de solto e sentindo que o processo revolucionário seguia o curso, retirou-se para o sul da Índia, estabelecendo-se em Pondicherry onde criou o Ashram Sri Aurobindo.

Filósofo, escritor, poeta, yogue  e por fim guru, ligou-se a francesa Mira Alfassa que, após sua morte em 1950, criou a Auroville, a “Cidade do Amanhecer”, com base nos princípios elaborados por Sri Aurobindo. Mira, ou  Mãe (Mother) nasceu em Paris no dia 21 de fevereiro de 1878, artista e musicista, falecida em 17 de novembro de 1973 em Pondicherry (India) com 95 anos de idade. É nesta cidade de Auroville que os jornalistas Edu Cavalcanti e Anita Martins se encontram desde fins de março, após um período em Bangalore, onde participaram de um seminário sobre Economia da Felicidade/ Economics of Happiness.*

 

Aurobindo (c 1990) em foto de Rån Sekelskiftet e Mira

Aurobindo (c 1990) em foto de Rån Sekelskiftet e Mira

Matrimandir

Em Bangalore ficaram hospedados no Bhoomi College, para onde devem retornar no final de abril, convidados a ministrarem um workshop sobre fotografia e documentários curtos. O convite é resultado do sucesso dos vídeos que produziram e editaram sobre o evento, quando fizeram contatos com pessoas de toda a Índia que atuam orientados pelo conceito da Economia da Felicidade. Também receberam uma proposta de seguir para o Japão e atuar na produção de vídeos – eles agradeceram e deixaram o serviço para 2015.

Foi durante os debates em Bangalore que ficaram sabendo da existência de Auroville, cidade distante cerca de 300 quilômetros, criada nos anos 60 do século passado com respaldo do Governo da Índia e a chancela da Unesco. No dia 28 de fevereiro de 1968, cerca de cinco mil pessoas se reuniram para o ato inaugural, representando todos os estados indianos e cerca de 120 nações. Cada representação levou um pouco de terra, misturadas e depositadas numa urna de mármore em forma de lótus no anfiteatro junto ao Matrimandir, o marco zero da cidade.

Hospedagem alternativa. Foto: Reve/Divulgação

Hospedagem alternativa. Foto: Reve/Divulgação

Punhado de farinha

No momento os dois jornalistas despojados estão hospedados numa cabana coberta de palha com colchão no chão, mosquiteiro, com um cajueiro na frente, usando a cozinha e os sanitários coletivos. O albergue tocado por um francês se chama Reve (guest house). Eles se deslocam pela cidade a bordo de uma lambreta alugada, como quase todas as pessoas que residem ou visitam o lugar. Além de voltados aos princípios da Unidade Humana e da transformação da consciência, conforme os pensamento de Sri Aurobindo, os habitantes desenvolvem ações e pesquisas sobre a vida produtiva sustentável, o futuro cultural, o meio ambiente e as necessidades sociais e espirituais da humanidade.

Anita com a esposa e filha do hoteleiro Immanuel. Foto: Ediu Cavalcanti

Anita com a esposa e filha do hoteleiro Immanuel. Foto: Ediu Cavalcanti

Os dois notórios pães-duros conseguem se virar com os ganhos do tempo em que permaneceram na Austrália em 2013 – Anita dando aulas de balé e Edu lavando louças, única ocupação que exigia pouco conhecimento do inglês. Quando deixaram  o país estava depositado na conta a restituição do imposto de renda australiano, exatos mil dólares. Em Cochim (Kochi), negociaram o valor da hospedagem criando um site para o Immanuel Home Stay onde se hospedaram. Voluntários no seminário em Bangalore, ganharam alojamento e alimentação. E assim vão os dois, cada qual com um punhado de farinha na mão.

*Economics of Happiness: Byron to Bangalore“, por Anita Martins com foto de Edu Cavalcanti. TEXTO TRADUZIDO.

 

 

 

 

 

Share on Google+Tweet about this on TwitterShare on FacebookPin on PinterestEmail this to someone