Engenho arrasa no 21º desfile em Sambaqui

16 de fevereiro de 2015 em CARNAVAL 2015, Galeria de imagens

Detalhe do carro. Foto: Edu Cavalcanti/Especial para o Daqui na Rede.

Detalhe do carro. Foto: Edu Cavalcanti/Especial para o Daqui na Rede.

Tudo conspirou a favor do bloco Engenho de Dentro na comemoração dos seus 20 anos de existência, realizando o 21º desfile: o entardecer deixou o céu colorido, a presença de grande público e a animação e garra dos 68 componentes da bateria sob a batuta de Caio Queiroz, auxiliado por Paulo Ricardo Patrício, Willian Rafael, Ramon Dias e Maurício Basílio. Problemas com um gerador atrasaram a saída do cortejo momesco e algumas gotas de chuva no trajeto não tiraram o brilho do desfile.

Desfile pena estrada geral de Sambaqui. Foto: Edu Cavalcanti/Especial para o Daqui na Rede.

Desfile pena estrada geral de Sambaqui. Foto: Edu Cavalcanti/Especial para o Daqui na Rede.

“Nós somos o único bloco de bairro com carro alegórico em Florianópolis e pela primeira vez nosso desfile consta da programação oficial do Carnaval da cidade”, avalia Sérgio Bertoldo, presidente do Engenho de Dentro, há 11 anos residente em Sambaqui e há 14 acompanhando o bloco. Ele conferiu de perto todos os preparativos, auxiliado pelos 16 integrantes da diretoria e outras cerca de 10 pessoas diretamente envolvidas no esforço carnavalesco.

O carro alegórico elaborado pelos artistas Carlos Henrique da Silva (Carlinhos), André Luiz de Campos e Eduardo Martins foi puxado de carro por Antônio Pires da Cunha (Suquete). “Procuramos fazer uma homenagem ao primeiro carro do bloco em 1995, elaborado pelo artista Jalmor Valente, representando um engenho”, lembra Gabriel Vaz Pires, desde os primeiros momentos acompanhando o bloco. “Na época, existiam dois blocos de sujos de Sambaqui e da Barra do Sambaqui que se uniram para formar o Engenho e o projeto que havia se tornou realidade”, observa Pires.

Crislaine e Jardina, Foto: Edu Cavalcanti/Especial para o Daqui na Rede.

Crislaine e Jardina, Foto: Edu Cavalcanti/Especial para o Daqui na Rede.

O carro alegórico, cujas engrenagens movimentavam a roda, o engenho e o boi, trouxe as presenças das destaques Crislaine de Jesus e Jardina Fernandes, vindas de São José, além de dois personagens sempre presentes nas festividades e movimentos da área: dona Rosinha dos Santos Cruz e Manoel Hercílio Marciano (Deca), cuidando do engenho e distribuindo farinha, biju e roscas de polvilho. Na chegada à praia das Flores, os foliões foram recebidos com uma queima de fogos.

A segurança no espaço da festa na praia das Flores foi garantida por 30 policiais militares e outras 70 pessoas no apoio, tendo sido espalhados cerca de 200 metros de grades e 140 cones nos acessos ao local. Um eficiente sistema de som permitiu que após o desfile os foliões pulassem com as músicas mais tradicionais do Carnaval brasileiro. Segundo o presidente Sérgio Bertoldo, algumas inovações estão previstas para 2016, como o estímulo ao surgimento de pequenos blocos (familiares, amigos, vizinhos). “A ideia é que esses grupos possam elaborar suas fantasias e adereços tendo como base o enredo do Engenho de Dentro”, assinala.

 

PRINCIPAIS MOMENTOS DO DESFILE, por Edu Cavalcanti/Especial para o Daqui na Rede.

 

 

Share on Google+Tweet about this on TwitterShare on FacebookPin on PinterestEmail this to someone