EUA costa a costa (1) – Chegada congelante

23 de fevereiro de 2015 em EUA Costa a Costa

Embarque sábado (21.2) em Florianópolis. Foto: Celso Martins.

Embarque sábado (21.2) em Florianópolis. Foto: Celso Martins.

Participação na conferência da Economia da Felicidade, uma viagem de costa a costa de trem e um curso de narrativas visuais. Esse é o resumo previsto da viagem que os jornalistas Edu Cavalcanti e Anita Martins iniciaram neste sábado, seguindo até São Paulo e embarcando para Portland (Oregon), com escala em Chicago (Illinois). O primeiro compromisso na capital do Oregon será a participação na quinta conferência da Economia da Felicidade, evento promovido pela Local Futures (antigo ISEC), coordenado pela ativista Helena Norberg-Hodge, cuja última edição aconteceu em 2014 na Índia.

“Essa organização trabalha para a transição da atual economia globalizada, onde grandes corporações dominam governos e pessoas, para uma economia localizada, com respeito à terra e ao ser humano”, explica Anita.

Mapa dos EUA. Seta vermelha indica a cidade onde Anita e Edu se encontram.

Mapa dos EUA. Seta vermelha indica a cidade onde Anita e Edu se encontram.

A parte aberta do evento começa nesta sexta-feira (27.2) e se estende até domingo. No quarto dia, haverá uma reunião interna da ONG para definir o documento final de Portland e o local do evento em 2016. O repórter fotográfico Jessé Giotti deve seguir para o mesmo destino ao longo da semana, encontrando Anita e Edu nos trabalhos da conferência.

 

Chicago, Portland

Pousaram por volta das 7h deste domingo (22.2) no O’Hare Airport (Chicago, Illinois), sendo recebidos com temperatura de -7Cº, após voarem 10.825 quilômetros desde Guarulhos (São Paulo), alcançando quase 11 mil metros de altura. Passaram pelo serviço de imigração e alfândega antes de embarcarem no vôo 549 da United Airlines (airbus A319), com destino a Portland (Oregon), na costa oeste dos EUA, distante quase três mil quilômetros.

Anita em Portland (Skype). Foto: Celso Martins.

Anita em Portland (Skype). Foto: Celso Martins.

Os dois viveram momentos de apreensão devido ao atraso na saída do vôo, previsto para às 23 horas de sábado e que decolou à 1 hora de domingo (horário do Brasil), quase impedindo a conexão. “Foi muito apertado. Fomos os últimos a embarcar”, lembra Anita. “O aeroporto estava coberto de neve, tudo branquinho”. Em Portland, onde os termômetros indicavam 7ºC, foram acolhidos por um casal afeito ao Couchsurfing, ela australiana professora de inglês e ele norte-americano, ambos na faixa dos 70 anos de idade. Podem permanecer nos EUA por seis meses (até 21 de agosto).

 

Mais um destino. Foto: Celso Martins.

Mais um destino. Foto: Celso Martins.

Rumos

Na mira do trio está um deslocamento de Portland até Salt Lake City, com trilhas e acampamento no deserto de Utah, retornando até a costa oeste para visitas às cidades de Sacramento, São Francisco e Los Angeles, no estado da Califórnia, entre outras. O passo seguinte deve ser uma viagem de trem até Nova Iorque, na costa leste, via Chicago. Está prevista uma esticada até a histórica cidade de Boston. Em Nova Iorque os aguarda um “curso focado em uma linguagem específica de vídeo, que conta histórias universais por meio de histórias individuais, com muito uso de foto junto às imagens em movimento e à construção sonora”, explica Edu.

 

Matérias

Edu e Anita vão encaminhar matérias sobre a viagem, focando em personagens, casos do dia a dia e nas paisagens (natural e humana) dos Estados Unidos, para publicação no portal Daqui na Rede.

Share on Google+Tweet about this on TwitterShare on FacebookPin on PinterestEmail this to someone