EUA Costa a Costa (5) – Saber, fazer, saber…

21 de junho de 2015 em EUA Costa a Costa, Seções

Momento do workshop. Foto: Danese Kenon/Twitter.

Momento do workshop. Foto: Danese Kenon/Twitter.

Após algumas semanas em Boston (Massachusetts), os jornalistas Edu Cavalcanti e Anita Martins embarcaram num trem para uma viagem de nove horas até a pequena cidade de Rochester, estado de Nova Iorque, nas margens do lago Ontário, fronteira com o Canadá. Destino: o Rochester Institute of Technology (RIT), onde se realizou a 25ª edição do The Kalish Workshop, evento de referência no ramo da imagem.

O casal residente em Sambaqui ficou hospedado no Global Village, 403, dentro do RIT, chegando no último dia 11, véspera do início do The Kalish, que prosseguiu até o dia 17. A oficina de edição e narrativas visuais reuniu 35 estudantes de seis países.

A turma do Kalisch 2015. Foto: Octavian Cantilli/Photojournalism BLOG/RIT.

A turma do Kalisch 2015. Foto: Octavian Cantilli/Photojournalism BLOG/RIT.

O Kalish é a mais antiga oficina de edição visual nos EUA e reúne editores visuais, produtores, fotógrafos e designers que se comunicam através de todas as plataformas. O workshop é um ambiente de aprendizagem colaborativa hands-on que se concentra na excelência em narrativa visual ao abraçar os seus valores históricos de edição de imagem, liderança, ética, diversidade e gestão através do exemplo“. (Photojournalism BLOG)

 

Momentos de descontração. Foto: Marie McGrory/Twitter.

Momentos de descontração. Foto: Marie McGrory/Twitter.

Conhecimentos e contatos

A oficina ou workshop tem o nome de Stan Kalish, genial editor de imagem que trabalhou no jornal Milwaukee (1937-1950), tendo sido criada em 1990 por John e Lois Ahlhauser com uma doação da viúva de Stan, Betty Kalish, para a Fundação Nacional de Fotógrafos de Imprensa dos EUA, apoio que se mantém.

25ª edição do The Kalish Workshop em Rochester-Nova Iorque. Foto: Danese Kenon/Twitter.

25ª edição do The Kalish Workshop em Rochester-Nova Iorque. Foto: Danese Kenon/Twitter.

Com patrocínios da Nikon, Canon, NPPA e Associated Press, a oficina reuniu profissionais de vanguarda no setor, alguns premiados (Pulitzer, Emmy):Danny Gawlowski (editor de foto e vídeo do The Seattle Times),  Randall Greenwell, Director of Photography, The Virginian-Pilot, Kenny Irby (The Poynter Institute),  Danese Keno (editora visual do Pittsburgh Post-Gazette),  Kevin Martin, (editor de fotografia da Associated Press),  Sue Morrow (diretora assistente de multimídia do The Sacramento Bee),  Jenn Poggi (professora assistente visitante do Rochester Institute of Technology)  e Brian Storm (presidente e diretor executivo da MediaStorm).

Falando pelo Skype, Anita e Edu destacaram dois aspectos importantes no Kalich: 1) Os ganhos de conhecimento técnico, ético e estético; 2) A troca com profissionais de diferentes países e plataformas de comunicação.

 

Anita no MoMA. Foto: Edu Cavalcanti.

Anita no MoMA. Foto: Edu Cavalcanti.

Nova Iorque

Nesta quinta-feira (18.6) os dois chegaram ao Brooklin (Nova Yorque), onde Anita participa entre os dias 22 e 26 deste mês do Methodology Workshop, promoção do MediaStorm. Entre os dias 20 e 24 de julho, pouco antes do retorno do ao Brasil, Edu participa de um workshop no International Center of Photography, também em Nova Iorque, na área de multimídia.

O casal aproveitou os poucos momentos de folga para uma esticada pela cidade. Começaram visitando o Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (MoMA) e, na sequência uma apresentação da Orquestra Filarmônica de Nova Iorque ao vivo no Prospect Park (bairro do Brooklyn), próximo de onde estão hospedados.

 

Share on Google+Tweet about this on TwitterShare on FacebookPin on PinterestEmail this to someone