Ademir e Lia, casal festeiro de 2016

8 de setembro de 2015 em FESTA DO DIVINO 2015, Galeria de imagens

Fé e devoção. Foto: Celso Martins.

Fé e devoção. Foto: Celso Martins.

Ademir Peixoto e Lia Marciano Peixoto vão comandar os festejos do Divino Espírito Santo e Nossa Senhora das Necessidades de Santo Antônio de Lisboa em 2016. Residentes na Barra do Sambaqui, Ademir (62 anos) e Lia (57) foram anunciados como casal festeiro na missa de encerramento da Festa do Divino de 2015 (domingo, 6.9), quando receberam simbolicamente as bandeiras, a Coroa e o Cetro. Como porta-bandeiras estão as jovens Juliana de Lima Marciano, Thainara Peixoto e Maria Eduarda Souto.

O Divino em versos por Célio Marciano. Foto: Celso Martins.

O Divino em versos por Célio Marciano. Foto: Celso Martins.

Um momento emocionante e inesperado foi a leitura de versos rimados pelo poeta Célio Marciano, falando da importância dos festejos do Divino e das qualidades do novo casal festeiro (Lia é sua irmã). O casal reside na Barra do Sambaqui.

Irmandade do Divino no Cortejo. Foto: Celso Martins.

Irmandade do Divino no Cortejo. Foto: Celso Martins.

Antes da missa (18h30), aconteceu a penúltima transladação do cortejo imperial da Casa do Império (residência da família Pereira Machado) para a igreja, acompanhado da Irmandade do Divino Espírito Santo e da banda Filarmônica. Na igreja, houve a “Celebração da Palavra”, conduzida pelo diácono Otávio de Souza, quando foi revelado o casal imperial de 2016 (Ademir e Lia). A última trasladação do cortejo imperial deixou a Igreja rumo ao salão paroquial em seguida. Encerrando os festejos, mais um show (muito elogiado) da banda Cruzzy. (FOTOS ABAIXO)

 

Foto: Celso Martins.

Foto: Celso Martins.

Balanço

Qual o balanço da Festa do Divino de 2015? “Foi tudo100%”, responde Renato Machado da Silva, festeiro que passou o cetro a Ademir Peixoto no último domingo. “Não houve nenhum problema, tudo correu da melhor maneira possível, não tenho nada do que reclamar”, disse, elogiando a comissão de organização do evento. E, se for preciso, voltaria a ser festeiro? “Quantas vezes forem necessárias”, destacou, mesmo sabendo que até hoje ninguém assumiu essa responsabilidade duas vezes.

 

Agradecimentos

Renato e Berenice fizeram questão de agradecer a dois casais que cederam suas casas como bases de apoio aos cortejos para depósito e troca de roupas: Cesar Wilpert e Luciane da Cunha Wilpert e Amilton e Flora Pereira Machado. Os cortejos foram organizados por Heloísa Cunha Martins da Silva (filha do casal Renato e Berenice) e Luisa Martins da Silva (sobrinha).

 

Cobertura

Ao longo da semana, o Daqui na Rede vai publicar outros momentos da Festa do Divino de 2015, privilegiando a cobertura fotográfica de Edson Luiz da Silva (Velho Bruxo), entre eles o Cozido Solidário. Além de Velho Bruxo, o Daqui na Rede esteve presente nos festejos do Divino através de seu editor, o jornalista Celso Martins, mais a jornalista Anita Martins e o fotógrafo Milton Ostetto. O historiador Sérgio Luiz Ferreira foi consultado em diferentes momentos da cobertura, prestando os esclarecimentos solicitados.

 

ÚLTIMOS MOMENTOS DA FESTA DO DIVINO DE 2015. Fotos: Celso Martins.

 

Share on Google+Tweet about this on TwitterShare on FacebookPin on PinterestEmail this to someone