A história dentro d’água (7): barão de Ivinheima

19 de março de 2017 em A história dentro d'água

 

Francisco Pereira Pinto, barão de Ivinheima. Foto: Domínio público.

Francisco Pereira Pinto, barão de Ivinheima. Foto: Domínio público.

Carioca nascido em 23 de Maio de 1817, Francisco Pereira Pinto ingressou cedo na carreira militar, tornou-se o barão de Ivinheima e ingressou no alto oficialato da Marinha.

Os leitores de O Despertador do dia 3 de julho de 1875 ficaram sabendo bem cedo: “Entraram à barra e fundearam no ancoradouro do Sambaqui os seguintes navios: corvetas Vital d’Oliveira e Magé e canhoneira Araguaya”, sob o comando de outra celebridade da época, o barão de Ivinheima. “Consta que vieram do Rio de Janeiro, tocando em Santos, em viagem de exercícios, e voltaram ontem para a mesma província”. (O Despertador, 3 de julho de 1872)

O brasão do barão.

O brasão do barão.

Ivinheima retornaria ao estado para comandar a unidade naval local. “Haviam chegado com excelente viagem ao porto do Rio de Janeiro, no dia 17, a fragata Amazonas e o encouraçado Sete de Setembro, os quais saíram do porto de Sambaqui, nesta província, no dia 15 do corrente, levando a Amazonas a seu bordo o Exm. Sr. chefe de esquadra barão de Ivinheima”. (Gazeta de Joinville, 10.2.1880)

O monitor encouraçado Lima Barros fundeou às 14 horas de um domingo (10.11.1878) em Sambaqui, “vaso de nossa marinha de guerra” sob o comando do capitão de fragata Maurity. “O Lima Barros vem fazer parte da estação naval existente nesta província, comandada pelo Sr. barão de Ivinheima”. (O Despertador, 12.11.1878)

A corveta Vital de Oliveira, citada acima, também deixou um rastro de histórias. Seu nome é uma homenagem ao capitão-de-fragata Manoel Vital de Oliveira, patrono da hidrografia nacional.

A maior de todas as aventuras desta embarcação está registrada em “Viagem da corveta Vital de Oliveira ao Oceano Pacifico no anno de 1876 [i.e. Dezoito setenta e seis]“, por Luiz Agapyto da Veiga.

Recentemente surgiu o navio oceanográfico Vital de Oliveira.

 

 

 

Share on Google+Tweet about this on TwitterShare on FacebookPin on PinterestEmail this to someone