Arte cerâmica no Estúdio 1080 em Santo Antônio

19 de maio de 2017 em Destaque, Destaque, Galeria de videos

Samuel Casal. Foto: Celso Martins.

Samuel Casal. Foto: Celso Martins.

Há uma diversidade de traços e uma unidade visual, cores, brilhos, até uma certa sonoridade. Em comum o impacto da chegada ao Estúdio1080, onde o visitante foca um conjunto inesperado de obras, compondo cenário de rara beleza.

É o antigo Estúdio Vineli, agora aos cuidados do artista Fabiano Adames, que já trabalhava no local, com espaços de produção e mostra ampliados. Somado a isso o aporte do artista Samuel Casal, inventando moda, no bom sentido, com a aplicação dos segredos da gravura na cerâmica.

Recém saído da experiência de fazer a arte da abertura da novela Velho Chico, da TV Globo, Casal aposta na brincadeira de fazer “xilogravura” em cerâmica, criando desenhos de estilo próprio com resultados estéticos surpreendentes.

 

 

Natural de Caxias do Sul-RS, atuou desde a adolescência em editorias de arte de diferentes jornais. Já fazia xilogravura em 1993 quando passou a usar um computador. Em 1998 passou a atuar no Diário Catarinense. Andou por São Paulo, ciscou aqui e ali, mas sossegou com a família na Carvoeira, em Florianópolis, onde mantém um atelier.

Com peças em diferentes galerias de arte locais e de alhures, Samuel dedica-se no momento a adestrar a manha do aranha na aplicação da gravura à cerâmica esmaltada.

 

Fabiano, artista e incentivador das artes. Foto: Celso Martins.

Fabiano, artista e incentivador das artes. Foto: Celso Martins.

Mujica

Fabiano Adames aposta nesse diferencial trazido por Samuel e na qualidade do material que já vinha produzindo. “As peças são fabricadas aqui mesmo, colocadas no forno e esmaltadas”, explica, enquanto apresenta as artistas Danúbia Vieira e Rafaela Fonseca, executando delicados acabamentos.

A vocação anterior do espaço era de produzir peças clássicas, “mas agora estamos trabalhando também o público local”, salienta Adamis. Isso significa obras com preços variados, acessíveis a diferentes públicos.

Um dos clientes ilustres é o ex-presidente do Uruguai, José Mujica, que esteve (despercebido) em busca de um recuerdo. “Ele viu a peça e mandou alguém mais tarde comprar. A pessoa se apresentou e revelou para quem era o presente. Nem havíamos percebido”, tamanha a simplicidade de Mujica, conta Adames.

 

Estúdio 1080

Rua 15 de Novembro/Rua da Praia, 147, loja 3.

Junto à praça Roldão da Rocha Pires/Alfaias

Santo Antônio de Lisboa, Florianópolis-SC

(48) 3234 4782

 

 

 

Share on Google+Tweet about this on TwitterShare on FacebookPin on PinterestEmail this to someone