“Anauê” de Zeca Pires estreia terça no FAM

18 de junho de 2017 em Seções

 

O cineasta Zeca Pires entra no debate sobre a influência nazi-fascista e integralista na região de Blumenau nas décadas de 1930 e 1940, no filme “Anauê”.

A estreia será nesta terça-feira (20.6) na abertura do 21º Florianópolis Audiovisual Mercosul (FAM ) 2017, às 21 horas no auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos da UFSC (entrada franca).

 

Tema polêmico

“Anauê”, filme documentário de longa metragem, revê os tempos do integralismo e nazismo de Blumenau, em Santa Catarina, com depoimentos de populares da região – historiadores, filósofos e sociólogos. O filme que fala da história passada, visita enfaticamente o momento atual no Brasil e no mundo.

Na obra, imagens e filmes de arquivo se entrelaçam com depoimentos e a narrativa na primeira pessoa pelo ator Édio Nunes, que faz a voz do diretor, conduzindo o público ao polêmico tema. Fragmentos dos discursos de Getúlio Vargas e de uma entrevista de Nereu Ramos, são reproduzidos nas vozes de Gringo Starr e Roberto Lacerda, respectivamente.

O material de arquivo fonográfico em “Anauê” é riquíssimo, com sonoridade da época.

 

Adesão ao nazismo no acervo coletado por Zeca Pires.

Adesão ao nazismo no acervo coletado por Zeca Pires.

Esforço

O filme foi agraciado com o prêmio do Edital de Cinema da Fundação Catarinense de Cultura, edição 2013/2014, no valor de R$ 120 mil. Zeca e a equipe viajaram às cidades dos vales do Itajaí e Itapocu, resgatando depoimentos e mapeando acervos fotográficos, fílmicos e fonográficos.

Integram a equipe profissionais experientes como Giba Assis Brasil, Jonatas Rupert, e a assessoria de filosofia da professora Maria de Lourdes Borges, além de estreantes como o diretor de fotografia Adenor Gouvea Filho e o animador Érico Monteiro.

 

 

Parte do acervo reunido por Zeca Pires.

Parte do acervo reunido por Zeca Pires.

Matéria sobre a estreia

 

ANAUÊ – Trailer Oficial

 

ANAUÊ – Trailer 30s

 

Share on Google+Tweet about this on TwitterShare on FacebookPin on PinterestEmail this to someone