Dona Rosinha, a nova ‘Manezinha da Ilha’

9 de julho de 2017 em Personagem

 

Vereador Gabriel Meurer e dona Rosinha. Foto: Divulgação.

Vereador Gabriel Meurer e dona Rosinha. Foto: Divulgação.

A renomada rendeira dona Rosinha dos Santos Cruz, 85 anos, residente na Barra do Sambaqui, recebeu a Medalha Manezinho da Ilha Aldírio Simões nesta segunda-feira (10.7), durante sessão solene na Câmara Municipal de Florianópolis. Na ocasião também foram entregues a Medalha do Mérito Desportivo do Município de Florianópolis e o Troféu Pedro Medeiros a diversas personalidades.

A sugestão da homenagem a dona Rosinha foi do vereador Gabriel Meurer, citando seu envolvimento nas ações comunitárias, integrando o grupo de idosos Nossa Senhora Aparecida e o grupo folclórico Olaria de danças folclóricas, como o Pau de Fita, Balaio, Peneira e Ratoeira, da Associação do Bairro de Sambaqui (ABS).

Momentos da "Manezinha". Fotos/Arquivo: Celso Martins.

Momentos da “Manezinha”. Fotos/Arquivo: Celso Martins.

Também é ligada às tradições religiosas, como o Ciclo do Divino com suas novenas em Latim, Terno de Reis, e participação no Apostolado da Oração e Irmandade do Divino Espírito Santo da Paróquia de Nossa Senhora das Necessidades e Santo Antônio. Aprendeu com a mãe os segredos da renda de bilro, atividade que desenvolve até hoje, integrando o grupo Rendeiras de Sambaqui.

Nascida em sete de agosto de 1931 e registrada em 25 de agosto de 1935, foi casada com Cecílio da Cruz, falecido em 1991, com quem teve Maria Natividade Cruz Kempner, Ivane Cruz, Rosa Cruz e José Carlos da Cruz. O convite para receber a medalha foi entregue pessoalmente pelo vereador Gabrielzinho.

 

Demais homenageados

Outros agraciados com a Medalha Manezinho da Ilha foram Elcio Tomaz da Silva (indicado pelo vereador Edinon Manoel da Rosa/Dinho), Dauth Emmerndorfer (Tiago Silva), Monica Sílvia Prim (Celso Sandrini), João Carlos Nunes (Dalmo Menezes), Valdir Pedro dos Santos (Marcelo da Intendência), Carlos Damião Werner Martins (Maikon Costa), Jeisson Dias Schmidt (Afrânio Boppré), Hélio Costa (Claudinei Marques), José da Costa (Claudinei Marques), Orlando Carlos da Silveira Mello/Neco (Edson Lemos), Nelson Padilha (Lino Peres), Aristides Avelino Raulino (Lino Peres) e Nilson Amaral (Fábio Braga).

Agraciados com o Troféu Pedro Medeiros: Antônio Costa Rosado (indicado pelo vereador Claudinei Marques), Valmor da Costa Batista (Claudinei Marques), Bernardino José Inácio Lopes (Maikon Costa), Flávia Caroline Destri Garcia (Edinon Manoel da Rosa-Dinho), Lourival Zacarias da Rosa (Romeu Pompílio) e Hilton da Silva/Largatixa,in-memoriam, (Fábio Braga).

Homenageados com a Medalha Mérito Desportivo: Afonso Coutinho Guedes Pinto (indicado pelo ex-vereador Romeu Pompílio), Daniel Moreira Borges (Claudinei Marques) e Associação de Surf do Matadeiro (Fábio Braga).

Share on Google+Tweet about this on TwitterShare on FacebookPin on PinterestEmail this to someone