No palco ao ar livre, a 16ª Carreata do Divino

11 de setembro de 2017 em FESTA DO DIVINO 2017, Galeria de imagens

 

Momento da Carreata: Foto: Celso Martins.

Momento da Carreata: Foto: Celso Martins.

A 16ª Carreata do Divino realizada quinta-feira (7.9) nas ruas centrais de Santo Antônio de Lisboa, apresentou diversos ingredientes de uma grande representação teatral.

O texto base é conhecido e vem da tradição do uso desse veículo de transporte, ordenada para efeitos de uma demonstração em espaço urbano, dentro da programação da Festa do Divino de 2017. Isso não eliminou aquela ponta de orgulho pela valorização da atividade, para alguns ainda presente, para outros, lembrança marcante.

Os atores voluntários vieram de vários pontos da Ilha e não precisaram de muitos ensaios, apenas uma explanação à título de regulamento. O figurino, com destaque para as botas e chapéus, por exemplo, ficou ao critério de cada freguês, ou melhor, de cada ator.

Momento da Carreata. Foto: Velho Bruxo.

Momento da Carreata. Foto: Velho Bruxo.

Os bois de diferentes tamanhos também receberam tratamento especial, como alimentação em dobro, muita água e adereços. Os carros, idem, quase todos enfeitados e coalhados de figurantes, homens, mulheres e crianças.

O cenário composto por edificações de inspiração luso-açoriana precisou de poucos arranjos e foi perfeito para a encenação, incorporando grande plateia com celulares e câmeras em mãos.

O cantar dos carros cumpriu o papel de trilha musical, enchendo de energia a rua Cônego Serpa e arredores.

Os aplausos respaldaram a apoteose de uma representação no centro histórico da antiga Freguesia de Santo Antônio (de Lisboa), alvo de recente tombamento como patrimônio nacional pelo Iphan.

 

IMAGENS DA 16ª CARREATA DO DIVINO (1)

Fotos: Édson Luiz da Silva/Velho Bruxo. Especial para o Daqui na Rede.

IMAGENS DA 16ª CARREATA DO DIVINO (2)

Fotos: Celso Martins.

 

Share on Google+Tweet about this on TwitterShare on FacebookPin on PinterestEmail this to someone