Obras viárias nos 320 anos de Santo Antônio

8 de outubro de 2017 em Mobilidade

 

Aniversário promete ser lembrado por importantes ações no distrito

 

Por Maria Eduarda Silveira*

 

O ano de 2018 promete ser bastante especial para os moradores do distrito de Santo Antônio de Lisboa. Isso porque a freguesia completa os 320 anos e, em comemoração à data, o vereador Gabrielzinho (PSB) sugeriu ao prefeito Gean Loureiro formar uma comissão dentro da Prefeitura para que algumas iniciativas sejam tomadas em conjunto com diversos órgãos.

Além da ideia de oferecer atividades esportivas e culturais para marcar o ensejo, o objetivo será, juntamente com IPUF, Fundação Franklin Cascaes e secretaria de Turismo, por exemplo, revitalizar a praça em frente à Igreja e realizar obras que há tempos são esperadas na região.

Prefeito Gean Loureiro e vereador Gabriel. Foto: Maria Eduarda Silveira.

Prefeito Gean Loureiro e vereador Gabriel. Foto: Maria Eduarda Silveira.

A conversa com o prefeito Gean Loureiro aconteceu na última quarta-feira (4.10), quando ficou definido que a comissão – proposta pelo vereador Gabrielzinho – será criada após a Fenaostra. Além disso, outros três importantes assuntos foram discutidos no encontro.

 

Rua Padre Rohr

O prefeito Gean Loureiro visitou o local no dia oito de setembro, a convite do vereador Gabriel, para verificar in loco a retomada das obras na rua Padre Rohr. Após a visita, a questão dos imóveis passíveis de desapropriação foi agilizada e efetivada, através da assinatura do Termo de Acordo de Desapropriação.

Com isso, os dois últimos terrenos que faltavam para a conclusão da obra foram contemplados no termo, sendo que um foi em forma de desapropriação amigável e o outro será feito em juízo, já ratificado pela Caixa Econômica Federal. Na próxima semana, a Procuradoria Geral do Município deverá solicitar a posse das áreas à Justiça, para que as obras sejam retomadas e finalizadas até o final do ano.

 

Rua Isid Dutra

O objetivo principal de realização do primeiro ano de mandato do vereador Gabrielzinho é a viabilização da rua Isid Dutra e a sua pavimentação por completo até o rio Veríssimo. Sendo este um dos assuntos que o parlamentar cobra frequentemente, a Prefeitura finalizou nas últimas semanas tanto o projeto executivo quanto o orçamentário, chegando ao valor total de custo de R$ 2,5 milhões.

Graças à intervenção do gabinete do vereador Gabrielzinho junto ao secretário da Fazenda e ao prefeito, os recursos para a realização da obra serão viabilizados através de uma linha de financiamento da Caixa Econômica Federal.

Também na reunião da última quarta-feira, o prefeito Gean Loureiro informou que, na próxima semana, será encaminhada à Câmara Municipal de Florianópolis (CMF), em regime de urgência, a aprovação da linha de crédito de cerca de R$ 200 milhões, que além da Isid Dutra, viabilizará outras obras em toda a cidade, inclusive no distrito de Santo Antônio de Lisboa.

A expectativa é que, após os 45 dias de tramitação da matéria na CMF, o edital de licitação da obra da rua Isid Dutra seja lançado até dezembro deste ano, para que as obras se iniciem após o Carnaval.

 

Rua Padre Lourenço Rodrigues de Andrade

A mesma linha de crédito, se aprovada, viabilizará a revitalização e qualificação do acesso a Santo Antônio de Lisboa. A rua Padre Lourenço Rodrigues de Andrade, entre o trevo de Santo Antônio de Lisboa e o Centro Histórico, está no pacote.

A expectativa é de que, também no ano que vem, as obras sejam iniciadas.

 

*Maria Eduarda Silveira é jornalista e atua no gabinete do vereador Gabriel Meurer.

Share on Google+Tweet about this on TwitterShare on FacebookPin on PinterestEmail this to someone